Centro Hospitalar Veterinário

 

EXCELÊNCIA TÉCNICA, EXPERIÊNCIA E INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICa

O serviço de imagiologia dá apoio a todas as áreas, desde as consultas, passando pela oncologia até à cirurgia. A radiologia que utiliza raios-X para produzir imagens do interior do corpo permite identificar fraturas, doença do abdómen e tórax.

A ecografia abdominal é um meio de diagnóstico complementar que permite a observação dos órgãos abdominais através da utilização de ultrasons. Quando realizada com as melhores condições é um meio de diagnóstico insubstituível permitindo obter informações precisas em tempo real sem necessidade de sedação e sem qualquer efeito nocivo.

Para a realização de ecografia abdominal os colaboradores do CHV irão remover o pêlo do abdómen do seu cão ou gato de forma a permitir a passagem dos ultrasons. Idealmente, e sempre que possível, o seu animal deve vir em jejum de sólidos quando for realizar um exame de ecografia abdominal.

A TAC (tomografia computorizada) utiliza raios-x para construir imagens sem sobreposição de estruturas. As TAC são realizadas pelo Dr. André Pereira, que foi um dos primeiros veterinários a realizar este exame por rotina em animais em Portugal.

Porquê Radiografias e Ecografias no CHV? 

O CHV está equipado com equipamentos de radiologia e ecografia modernos que permitem imagens de qualidade superior  essenciais para obter um diagnóstico. A utilização de radiologia digital permite também a conservação da qualidade das imagens e a sua posterior manipulação .

Toda a equipa de médicos veterinários do CHV tem formação e experiência para interpretar radiografias e ecografias FAST para avaliação de trauma abdominal.

O responsável pela unidade de Imagiologia é o Dr. André Pereira, responsável pela realização das ecografias de investigação.

 

Procedimentos disponíveis no CHV

Radiografia oficial de despiste de Displasia da Anca e Displasia do Cotovêlo

Ecografia abdominal

Ecocardiografia

TAC

Mielografia

Urografia excretora